Rita Ribeiro – Tecnomacumba – A tempo e ao vivo – CD/DVD

Rita Ribeiro – Tecnomacumba – A tempo e ao vivo – CD/DVD – ManaXica Produções/Canal Brasil/Biscoito Fino/Co-produção como Canal Brasil.
Não temos palavras para descrever a maravilha que é esse trabalho. Rita Ribeiro conseguiu trazer para o moderno, com respeito, com fé e com energia, os quase 100 anos de música de terreiro no Brasil, executando com maestria clássicos antigos – e mais recentes – do gênero, interpretando temas conhecidos (embora quase esquecidos) como Xangô o Vencedor (Ruy Maurity), Oração Ao Tempo (Caetano Veloso), Cavaleiro de Aruanda (sucesso com Ronnie Von), Moça Bonita (lançado por Ângela Maria) e É D’Oxum (Gerônimo), inserindo com muito bom gosto, pontos cantados dentro das músicas, perfazendo uma amarração perfeita do gosto popular com a força da religiosidade dos prosélitos dos cultos afro-brasileiros. E a banda é maravilhosa!
Rita consegue, como poucos, unir o rock em sua essência mais tribal à emoção de cantigas rituais tão antigas como o mundo. Mas não é só isso, tem baião, samba e tambor de crioula!
Para quem não conhece, conheça! Para quem já conhece, orgulhe-se: Rita Ribeiro faz com dedicação o que muita gente de dentro do santo tem vergonha de fazer – assumir sua religiosidade de corpo e alma em seu trabalho! E salve a Cabocla Jurema!
Para ter uma ideia do poder da moça, vejam o vídeo abaixo. Maria Bethânia (embora já esteja no patamar das deusas da música) se espanta com a força do público cantando o ponto de Matamba (Iansã). E é lindo constatar que o Rock’n’Roll não se conflita com o ponto de Angola, afinal de contas, ele também é africano!
É isso aí Rita! MAKUMBA NELES!!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s