No Reino de Angola – José Ribeiro – 60/70

Angola José Ribeiro – (Cáritas/Luzes – provavelmente anos 60/70) LP/CD – 1.Exu; 2.Ogun; 3.Oxossi; 4.Omulu; 5.Ossanhe; 6. Oxum; 7.Yemanjá; 8.Yansã; 9.Nanã; 10.Xangô; 11.Boiadeiro Navizala; 12.Oxalá;

 

Babalorixá José Ribeiro de Egunitá e seus filhos de santo. José Ribeiro era filho de Joãozinho da Goméia e em determinado momento, angariou o título de “Novo Rei do Candomblé” quando da morte de seu antecessor. Nos anos 50/60, época do milagre brasileiro, a briga por uma imagem dentro da nascente mídia de massa televisiva era acirrada (talvez não desonesta como hoje) e José Ribeiro conseguiu seu espaço – a exemplo de J.B. de Carvalho antes dele, só que este via rádio – e ao lado de Cacilda de Assis, do Exu 7 da Lira eram aceitos sem problema nenhum pela audiência, com seus adereços, espécie de símbolos folclóricos domesticados pelo nascente psicodelismo.

Aparecia muito na TV tupi, no programa Selo de Ouro e chegou a se apresentar no mesmo dia que a cantora americana Diahann Carrol, cantora muito conhecida na época. De Celso e o Tata Tancredo da Silva Pinto acompanhavam de perto a trajetória de José Ribeiro – que também era escritor – numa época em que a palavra Umbanda traduzia e unia todo o povo do santo, das nações aos catimbós, como uma unidade religiosa a procura de sua identidade.

O disco é um clássico absoluto, bem gravado, com pontos de raiz, muito bem tocado, com músicos excelentes e embora em verdade José Ribeiro misture a Angola com o Ketu num novo dialeto, o disco conta com orikis e pontos basilares até hoje entoados nos templos do Brasil.

No vídeo abaixo podemos ver algumas fotos raríssimas de José Ribeiro incorporado com o Sr. Zé Pelintra, com seus traços originais, sem os adereços e a roupa de malandro que foi anexada mais tarde.

Para ouvir a faixa 1, “Exu”, clique abaixo

Ajude nosso acervo comprando a gravação deste disco. Escreva para: obashanan2@yahoo.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s